12. May 2018 - 9:00 till 18:00
Share it on:

Project Model Canvas para Empreendedorismo | Portal do GP | Saturday, 12. May 2018

Proposta: Realizar workshop para capacitar alunos na utilização do Project Model Canvas, aplicando-o ao empreendedorismo e aos negócios sociais. Os alunos aprenderão conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos, serão capacitados a utilizar a ferramenta PM Canvas e desenvolverão em equipe o Canvas de um projeto de empreendedorismo, compartilhando conhecimentos e experiências com toda a turma e discutindo gargalos, desafios e pontos de atenção que projetos dessa natureza podem apresentar durante o seu planejamento.
Público-alvo: Profissionais, empreendedores e estudantes de graduação e de pós-graduação, que possuam afinidades com temas que envolvem empreendedorismo e que estejam interessados em desenvolver conhecimentos práticos de planejamento de projetos com a ferramenta Project Model Canvas.
Metodologia: Treinamento interativo, fazendo o uso de recursos audiovisuais, ministrado por meio de exposição teórica até a metade do curso e aplicação prática em dinâmica de grupo no formato de workshop na segunda fase do curso. Serão apresentados cases de negócios sociais e de empreendedorismo, um Business Model Canvas já modelado para cada case e, em seguida, os alunos serão desafiados a desenvolver o Project Model Canvas, aplicando os conhecimentos desenvolvidos em aula.
Carga horária: 8 horas de aula 
Conteúdo Programático:
1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

Conceituando projetos
As boas práticas de Gerenciamento de Projetos
Planejamento de projetos segundo o PMBOK Guide

2. INTRODUÇÃO AO PM CANVAS

O Plano de Gerenciamento de Projetos como modelo mental
As 4 etapas de desenvolvimento do Canvas: conceber, integrar, resolver e comunicar
As 6 perguntas fundamentais do PM Canvas

3. POR QUÊ?


Justificativa, Objetivo Smart e Benefícios


4. O QUÊ?


Produto e Requisitos


5. QUEM?


Stakeholders externos e equipe


6. COMO?


Premissas, grupo de entregas e restrições


7. QUANDO E QUANTO?


Riscos, linha do tempo e custos


8. EMPREENDEDORISMO

Negócios Sociais, o que são?
Business Model Canvas
Plano de Negócios x Modelo de Negócios
Do negócio ao projeto: como aplicar a Gestão de Projetos ao empreendedorismo?

9. EXEMPLO PRÁTICO


Modelando o PM Canvas de um case real


10. MOMENTO HANDS ON: DINÂMICA DE GRUPOS FACILITADA

Exposição dos cases
Aplicação prática: Planejando com o PM Canvas
Apresentação do PM Canvas e debate de ideias

Currículo resumido do professor:
Pedro Sales é formado em Administração (UFF), em Gestão Financeira (FGV) e MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). É certificado CAPM pelo PMI, CSM (Scrum Alliance), PRINCE2 Foundation, Microsoft Specialist em MS Project 2013, MCP, COBIT 5 e MCRM.
Possui mais de 4 anos de experiência profissional em consultoria, gerenciamento de projetos, BPM, nas áreas de Oil & Gas e TI, em empresas como Deloitte, Módulo Security e Siemens e tendo atuado em clientes como Petrobras, ANP e TIM.
É voluntário do Project Management Institute (PMI-RIO) desde 2014, atuou em projeto de pesquisa sobre Melhoria dos Processos Organizacionais no Instituto Federal Fluminense e publicou artigo sobre Project Model Canvas no XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão.